sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Sarma (Trouxinha de Repolho)



Ingredientes:

  • 4 repolhos grandes 
  • 1 kg de carne de vaca 
  • 1 kg de carne de porco 
  • 1/2 kg de bacon 
  • 10 tomates maduros 
  • 1/2 kg de arroz 
  • 5 folhas de louro 
  • 1/2 xícara de azeite 
  • azeitonas e cogumelos a gosto 
  • tempero: cebola, sal, pimenta a gosto
Sosso (molho) :

  • 2 colheres de azeite 
  • 2 dentes de alho 
  • 2 latas de molho de tomate pronto 
  • 5 tomates picadinhos 
  • 1 colher (café) de colorau 
  • Coloque em uma panela, todos os ingredientes e cozinhe.
preparo do Repolho :

Retire o miolo de cada um dos repolhos sem desmontar as folhas . Coloque em uma panela grande: água, vinagre, sal, o azeite e 2 folhas de louro o suficiente para cozinhar os repolhos (não deixe ficar muito cozido). Tire os talos das folhas, sem rasgá-las. Reserve. 

Recheio :

Corte as carnes em quadradinhos pequenos. Em uma panela coloque o azeite, os temperos e a carne de vaca. Deixe cozinhar. Em seguida coloque a carne de porco. Deixe cozinhar. Retire do bacon a parte do couro e reserve. E coloque o bacon na panela com as carnes. Deixe cozinhar. Corte 5 tomates picadinhos e coloque na panela das carnes. Depois de cozido retire do fogo e coloque azeitonas e cogumelos picadinhos. Lave o arroz e junte ao cozido. Coloque o restante do louro. 

As trouxinhas :

Pegue uma panela grande, forre com as sobras das folhas de repolho e com o couro do bacon. Reserve. Pegue a folha do repolho e coloque bem no centro 1 colher (sopa) de recheio. Dobre a folha: 1º a parte direita em cima do recheio, 2º a parte esquerda em cima da 1ª parte. Dobre duas vezes o rolo, ficando a parte aberta para baixo. Proceda assim com todas as folhas. Coloque na panela preparada as trouxinhas em círculo, começando dos lados para o centro. Em quantas camadas couber. Cobrir com o restante das folhas de repolho que sobraram, deixando uns 10 centímetros para o crescimento das trouxinhas. Coloque água o suficiente para cobrir e coloque o molho (sosso) e deixe ferver. De vez em quando dar uma chacoalhada na panela para não queimar. O prato estará pronto quando o arroz estiver cozido.

Obs: A origem desse prato surgiu na região onde hoje é o Paquistão (deserto do Punjab), fazendo parte da cultura árabe originalmente, sendo conhecido como charutinho de repolho. Os povos ciganos,  nômades por natureza. O modificou-o acrescentando ingredientes próprios dos lugares por onde passava. Abrangência: Comunidade cigana, em especial os Rons (de origem do leste europeu - Os Roraranê)

Salada Armianca



Armianca é um nome  de uma salada comumente servida nas slavas e no dia a dia dos ciganos da etnia romá.

Engredientes:
  • Salada de alface;
  • tomate em rodelas;
  • champignon; 
  • queijo de cabra;
  • cenoura;
  • beterraba (empedaços);
  • berinjela frita (em tiras);
  • Enfeitar com uvas-passas;
  • raminhos de hortelã;
  • pétalas de flores.
preparo:
Junte tudo, faça uma salada e sirva.

Picadinho de frango pratico


Engredientes:

caldo: 

1 frango médio em pedaços
1 cenoura média picada
1 cebola média picada
1 maço médio de salsinha amarrado
3 talos de salsão picado

canja:

4 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 xícaras (chá) de cebola ralada
2 xícaras (chá) de cenoura ralada
2 tomates médios sem pele e sem sementes
3 colheres (sopa) de manjericão picado
1/2 xícara (chá) de arroz lavado
sal a gosto

Preparo:

Limpe o frango, lave-o, seque com papel toalha e pique-o em pedaços pequenos. Retire o excesso de gordura e coloque-o em uma panela grande. Adicione 6 litros de água, a cenoura, a cebola, o maço de salsinha amarrado e o salsão.
Leve ao fogo baixo e cozinhe, com a panela tampada, por 2 horas. De vez em quando, retire a gordura que se formar na superfície com a ajuda de uma escumadeira. Retire do fogo, coe o caldo e desfie o frango. Reserve. Em outra panela, aqueça o azeite, junte a cebola, a cenoura e o tomate. Refogue, sem parar de mexer, por 5 minutos.
Acrescente o frango e refogue mais um pouco. Junte o caldo reservado, o manjericão, o arroz e o sal. Cozinhe por mais 35 minutos, até o arroz ficar bem macio. Mexa algumas vezes durante o cozimento.

Arroz de rancho



Engredientes:

3oogm de arroz
1 cenoura ralada
1 batatinha ralada em rodelas finas
carne de charque em cubos
tiras de presunto
coentro
sal e tempeiro a gosto.

 Preparo:

Refogar o arroz, acrescente os outros engredientes, deixe cozinhar e sirva.
é feita para uma refeicao rapida e completa.

Guisado (ou Ensopado) de Galinha com Grão-de-bico e Especiarias,




Ingredientes:

1 xícara (chá) de grão-de-bico (deixado de molho por, no mínimo, 12 horas)
1 galinha cortada em pedaços
4 cebolas grandes cortadas em quatro
1 cebola pequena picada
2 grãos de pimenta doce (também conhecida como pimenta da Jamaica)
1 pauzinho de canela
Sal a gosto
Azeite ou óleo para refogar

Modo de Preparo

Preparo Prévio do Grão-de-bico: Escorra a água do molho e cozinhe o grão-de-bico em uma panela com água limpa e uma pitada de sal até ficar macio, mas ainda firme (cerca de 25 minutos na panela de pressão após pegar pressão, ou mais em panela comum). Escorra e reserve.

Temperar a Galinha: Tempere os pedaços de galinha com sal a gosto. Se desejar, adicione outros temperos como alho picado ou pimenta do reino para mais sabor (opcional, pois você já tem a pimenta doce e canela para a aromatização final).

Refogar a Galinha: Em uma panela grande (pode ser de pressão, se preferir), aqueça um pouco de azeite ou óleo e sele os pedaços de galinha até dourarem bem de todos os lados. Retire a galinha e reserve.
Refogar os Aromáticos: Na mesma panela, adicione a cebola pequena picada e refogue até murchar. Se necessário, adicione um pouco mais de azeite.

Cozinhar o Guisado: Retorne a galinha para a panela. Adicione as 4 cebolas grandes cortadas em quartos, os grãos de pimenta doce e o pauzinho de canela. Cubra tudo com água ou caldo (pode ser o caldo do cozimento do grão-de-bico, se guardou).

Tempo de Cocção: Cozinhe em fogo médio-baixo até que a galinha esteja macia. O tempo pode variar dependendo do tipo de galinha (uma galinha caipira pode levar mais tempo que um frango comum). Se usar panela de pressão, pode cozinhar por cerca de 20 minutos após a pressão, verificar, e se necessário cozinhar mais um pouco sem pressão.

Adicionar o Grão-de-bico: Quando a galinha estiver quase pronta, adicione o grão-de-bico cozido. Deixe ferver por mais 10 a 15 minutos para que o grão-de-bico absorva os sabores do guisado e o molho apure ligeiramente.

Finalização: Verifique e ajuste o sal, se necessário. Sirva quente, talvez acompanhado de arroz branco.
Este prato será aromático, com um toque adocicado e especiado, graças à pimenta doce e à canela.

vareniki



Vareniki é um prato típico ucraniano feito de massa fresca com recheio. A pronúncia do nome em ucraniano é varénêkê (вареники). No país-vizinho Polônia este prato se chama pierogi e devido a influência do idioma polonês esse nome podemos ouvir no interior da Ucrânia Oeste ou entre os descendentes ucranianos no Paraná. Em idioma ucraniano literário a palavra com a pronúncia parecida пироги (pêrorrê) significa tortas no plural ou пиріг (pêríh) no singular, ou seja, massa recheada assada.

A palavra вареники tem mesma raiz que варити (varêtê) – cozinhar. Muitos outros povos têm prato parecido, ou seja, massa recheada. Os vareniki tem forma de lua crescente. A preparação leva bastante tempo: você precisa primeiro preparar a massa, depois preparar o recheio e, finalmente, esculpir os vareniki um por um. Mas a parte boa que os vareniki congelados podem ficar no freezer até 90 dias e na hora de bater fome você pode ferver água e cozinhar apenas 5-7 minutos.

A massa é geralmente preparada a partir de farinha de trigo, ovos e leite ou água. Mas a receita pode ser bastante simples e incluir apenas farinha, água e sal. Mesma receita de massa pode encontrar no artigo sobre pelmeni. Por isso esse prato serve muito bom para vegetarianos e veganos.

Variedades de recheio para vareniki podem ser diferentes, e tanto salgados quanto doces. Se o recheio é de frutas, pode ser adicionado um pouco de açúcar à massa.

Ideias para recheios:

Recheio de ricota ou queijo cottage

Misture bem a ricota ou o queijo cottage (500 g), 1 ovo, 2 colheres de sopa de dill (endro) picado e uma pitada de sal.

Recheio de cogumelos

800 g de cogumelos, 1-2 cebolas, 2 colheres de sopa de manteiga, sal e pimenta a gosto. Os cogumelos frescos enxaguam, limpam, picam e cozinham em uma panela fechada com pequena quantidade de água até ela evaporar. Frite as cebolas picadas. Passe os cogumelos com cebolas através de um moedor de carne, adicione sal e pimenta.

Recheio de batatas e cogumelos

500 g de batatas, 30 g de cogumelos secos, 2-3 cebolas, 6 colheres de sopa de óleo vegetal. Descasque as batatas e faça o purê. Adicione cebolas e cogumelos picados e fritos no óleo vegetal.

Recheio de batata e fígado

Batatas (3-4 unidades) cozinhe e passe através de uma peneira. Passar fígado cozido (150 g) através de um moedor de carne. Misture tudo com cebola picada e frita.

Recheio de repolho

500 g de repolho, 1 cenoura, 1 cebola, azeite para fritar, sal. Descasque e rale a cenoura e a cebola e os frite no azeite por alguns minutos. Corte o repolho, adicione a frigideira e refogue no fogo baixo, mexendo de vez em quando, até ficar pronto. Adicionar e sal ao gosto. O repolho deve ficar marrom. Esfrie antes de colocar na massa.

Se você planeja usar chucrute para recheio, você precisa refogá-lo no óleo vegetal.

Recheio de batata

500 g de batatas, 1 cebola, 70 g de manteiga, pimenta do reino, sal. Descasque batatas, corte em pedaços grandes e cozinhe em água salgada. Drene a água, adicione manteiga à panela e prepare o purê. Frite cebola bem picada em óleo vegetal até uma bela cor avermelhada. Misture tudo.

Recheio de batata com ricota ou queijo cottage

250g de batata, 250g de ricota ou queijo cottage, sal a gosto. Descasque batatas, corte em pedaços grandes e cozinhe em água salgada. Drene a água, adicione manteiga à panela e prepare o purê. Misture bem com ricota ou queijo cottage.

Recheio de cerejas

Cerejas frescas ou descongeladas (500g), drenadas de excesso de suco, secas. Misture com açúcar (150 g). Da mesma forma, você pode fazer recheio de ameixas.

Recheio de ricota ou queijo cottage doce

500 g de queijo cottage ou ricota, 1 ovo, 3 colheres de sopa de açúcar, 0,5 colher de chá de sal, 1 colher de sopa de manteiga. Amasse bem queijo cottage ou ricota até a consistência ser homogênea, adicione açúcar, gema, manteiga derretida, sal e misture bem.

Recheio de maçã


Descasque maçãs maduras macias (500 g), tire sementes e núcleos, corte em tiras, adicione açúcar (1/3 de xícara), deixe em repouso durante 15 minutos.

Todos os tipos de vareniki sempre servem quentes, acompanhados com a smetána. Pra vareniki com a batata ou repolho as vezes fritam separado cebola com beicon e passam por cima.